É muito comum ouvirmos reclamações de dores nas pernas de cabelereiros, esteticistas, massagistas, manicures, comerciantes, seguranças, professores ou toda e qualquer profissão que seja necessário ficar em pé durante muito tempo.

O fato de permanecer muito tempo em pé ou sentado não é um causador de varizes. No entanto, pode acelerar o aparecimento de vasinhos, agravando para varizes para quem tem tendência à formação das mesmas.

Ficar em pé durante vários períodos longos, independentemente das varizes, podem gerar cansaço, peso e inchaço nas pernas, causando grande desconforto no fim do dia. O que às vezes é confundido com má circulação. Na verdade, mesmo sem ter varizes, o fato de permanecer muito tempo sentado ou pé diminui a ação dos músculos da panturrilha sobre as veias, pois estes ficam muito tempo sem se contrair de forma efetiva, impedindo o bombeamento do sangue no sentido ascendente e gerando uma estagnação dos mesmos nas veias da musculatura da panturrilha. Esta estagnação sanguínea promove um aumento da pressão venosa nas pernas, ocasionando dores e desconforto.

Não fique em pé na mesma posição mais do que alguns minutos.

Essa prática pode provocar diversas patologias, como por exemplo, dores nas costas, inflamações e inchaço nas pernas, diversos problemas de circulação sanguínea e cansaço muscular, cãibras devido à formação de ácido lático, além dos famosos esporões de calcâneo.

Procure transferir o seu peso de um pé para o outro ou, se a situação o permitir, coloque um dos pés em cima de um objeto mais alto (como o trilho para apoio dos pés ao longo da parte inferior de um balcão, por exemplo). Quando você faz isto, a sua pélvis é levada para trás e a carga sobre os músculos das costas diminui.

Se você tem que fica muito tempo em pé, ou se você sente um mal-estar nas costas sempre que é obrigado a fica nessa posição, é bom que você faça exercícios de alongamento para o músculo flexor do quadril ou para os músculos da coxa. Músculos flexores do quadril enrijecidos farão com que sua pélvis se incline para frente o que forçará o músculo das costas.

Situações que exigem muitas horas em pé ou sentadas devem ser intercaladas com pelo menos 10 minutos de caminhada, com passos firmes e vigorosos. Desta forma as veias da panturrilha são “ordenhadas” pela musculatura, impelindo o sangue no sentido do coração e aliviando a pressão venosa nas pernas. Outra medida para diminuir a pressão venosa, de repouso a suas pernas, procure deitar-se colocando as pernas sobre travesseiros, de modo que fiquem mais inclinadas que a altura de sua cabeça.

Outro acessório importante e que não deve ser esquecido é o calçado, o qual deve ser o mais confortável possível.

Pode parecer besteira, mas as práticas destas informações lhe ajudarão a diminuir as dores e o inchaço nas pernas, fazendo com que seu dia seja mais proveitoso e produtivo.

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