O que são e como agem os óleos essenciais?

Lene_2015

Os óleos são extratos altamente concentrados, que são retirados de partes específicas das plantas, como sementes, raízes, folhas, madeiras, resinas, flores e cascas de árvores e de frutos. Seus componentes químicos atuam no corpo físico produzindo efeitos psicológicos e físicos.

Os aromas podem ser clamantes, estimulantes sedativos ou eufóricos. Agem na recuperação de memória ou aumento do estado de alerta, pois tem uma ação reflexa. O cérebro reage aos estímulos olfativos nos sentimentos, emoções, memórias e reações aprendidas e arquivadas.

Nos ambientes agem como higienizador, anti-séptico, bactericida e purificador, entre outras qualidades. Devido esses benefícios, desde as antigas civilizações eles são utilizados e há muitos anos sã realizados estudos sobre os efeitos dessa substância.

Durante um procedimento de massagem eles são ferramentas indispensáveis para um resultado satisfatório.

A Mag estética oferece cursos com diferentes técnicas de massagem. Acesse a agenda para mais informações.

Temos uma série de óleos essenciais, que agem de diferentes formas segundo as suas propriedades. Selecionamos alguns para seu conhecimento:

oleos-essenciais-lavanda

Lavanda(Lavandula Officinalis L.) – Seu óleo essencial com múltiplas propriedades é o mais versátil entre todos os outros usados com diversas finalidades. Sua capacidade de reequilibrar estados mentais e físicos favorecendo os processos de desequilíbrio, depressão, angustia, estresse, faz com que seja um dos mais utilizados.

Alecrim (Rosmarinus Officinalis) – a busca em apaziguar a alma, através do alecrim, também revelou aos povos antigos o caminho para o equilíbrio do corpo físico, pela sua poderosa ação ant- séptica, reequilibrador físico e mental.É um excelente estimulante e revigorante.

Limão (Citrus Limpnum) – O óleo essencial do limão tem aroma refrescante e reanimador. O óleo e obtido por prensagem da casca da fruta. Tem ação purificadora, antiséptica e adstringente.

Eucalipto – A ação deste óleo essencial é refrescante. Favorece as idéias e concentração. Excelente purificador de ambientes.

Grapefruit – O óleo essencial favorece ao relaxamento, ajuda a restaurar a alegria. Proporciona ao ambiente uma sensação doce, refrescante e aconchegante.

Manjericão – No ambiente torna-se refrescante e herbal, ajuda no fortalecimento da mente e concentração.perfil-oleos-canela

Canela – Óleo essencial de aroma intenso, proporciona um equilíbrio emocional, desinibe, afrodisíaco,trata exaustão nervosa e
falta de vontade, facilita a digestão.

Anis Estrelado – Seu aroma é adocicado estimula a compreensão de problemas amorosos. Auxilia o aprendizado, afrodizíaco, antiséptico, antiinflamatório das vias respiratórias.eza e dticoiuré

Cipreste – O aroma incentiva o silêncio interno, amadurecimento da personalidade, elimina tristeza e diurético, alivia a sudorese dos pés, mãos, axilas, dores nas pernas e inchaço dos tornozelos.

Citronela – O óleo essencial de citronela tem ação preventiva, repelindo insetos, quanto curativa, agindo na cicatrização de picadas de insetos. É antiinfeccioso, antibacteriano, anti-séptico ambiental, descongestiona a energia vital.

Cravo – Óleo essencial de aroma excitante, estimula o dasapego ao passado e a realização e a realização de novos projetos. Anestésico, combate afta, mau-hálito, gengivite, retração de gengiva, dor de gargante e tosse alérgica.

Gengibre – Seu óleo essencial tem aroma penetrante e direciona a mente dissipando as duvidas. Facilita a expressão das emoções e o posicionamento. Digestivo, trata flatulências, prisão de ventre, náuseas, vômito, enjôos aéreos e marítimo. Lipolítico, auxilia o meu agrecimento e reduz colesterol, antiinflamatória, atenua a dor ciática, artrite e amigdalite.

Gerânio – Seu óleo tem um aroma sutil e suave equilibra a instabilidade emocional em momentos de crise existencial.
Estimula a autoestima, ameniza a depressão e falta de confiança.
Regulador hormonal masculino e feminino, usado para atenuar TPM, distúrbios da menopausa e inflamação da próstata.
Recupera o tônus da pele madura.
Trata acne, cândida, eczema e celulite.

oleos-essenciaisHortelã – de aroma revitalizante propicia a sensação de alerta estimulando a concentração e a atenção.
Acalma temperamentos impulsivos e explosivos.
Alivia sinusite, rinite alérgica, náuseas e digestão lenta.
Analgesia local, útil em entorses, hematomas, torcicolos e enxaqueca.
Combate mau cheiro dos pés.

Laranja doce – seu óleo de aroma cítrico trás alegria ao ambiente. Auxilia em casos de melancolia, inquietude e nervosismo.
Relaxa e acalma agitação infantil, conduzindo ao sono profundo e reparador.
Digestivo e estimulante do apetite, auxilia crianças com dificuldade ou resistência para comer. Ansiolítico, útil no tratamento de hiperatividade e distúrbio bipolar.

Olíbano – óleo essencial do sétimo chackra seu aroma é místico do deserto estimula a glândula pineal e cria um ambiente propicio a meditação, purifica o ambiente.Desobstrui as vias respiratórias, antiinflamatória, trata sinusite, rigidez articular, laringite e cistite.Antioxidante, previne rugas prematuras e rejuvenesce a pele.

Sálvia – Óleo essencial da mulher, seu aroma é aconchegante, acalma a raiva, resgata a feminilidade inspirando a criatividade. Repositor hormonal natural. Equilibra distúrbio da TPM: irritação, fragilidade, cólicas, seio dororido, pré meoleonopausa e climatério: calores e depressão. Alivia enxaquecas hormonais, infecções genitais e corrimento. Fortificante para convalescentes.

Tea Tree – É um óleo que resgata e fortifica a imunidade, limpa nosso campo áurico agindo na defesa física, emocional e
espiritual. Limpa  o congestionamento dos pulmões e vias respiratórias estimulando
o sistema imunológico, aliviando gripes, resfriados e garganta inflamada. Ele também é um excelente antisséptico, antifúngico e antibacteriano pode ser utilizado para tratamento de lesões e infecções gerais. É um dos poucos óleos que pode ser usado puro com apenas uma gota sobre um machucado, arranhão, picadas de inseto, acne ou micose.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *