Em visita ao Brasil, a micropigmentadora Miriam Alcántara fala sobre a carreira e desafios da profissão

Em visita ao Brasil, a micropigmentadora Miriam Alcántara fala sobre a carreira e desafios da profissão

Em passagem pelo Brasil durante o mês de março, a micropigmentadora espanhola Míriam Alcántara aproveitou o tempo entre seus workshops em São Paulo e Minas Gerais para dar uma entrevista exclusiva ao Café com Micro, um talkshow no canal da Mag Estética no YouTube apresentado pela master Andrea Martins.

Com 25 anos de experiência na micropigmentação, especialista em várias técnicas, Míriam ocupou o cargo de vice-presidente da Associação Espanhola de Micropigmentação e atualmente é fundadora do Instituto de Micropigmentação Avançada (IMA), centro de estudos e micro respeitado na Europa e que acabou de firmar parceria com a Mag Estética Group.

Miriam explica que a profissionalização e os estudos constantes são essenciais para quem quer crescer cada vez mais na micro. “Há uma necessidade cada vez maior de fazer as coisas corretamente, de criar cursos com procedimentos que realmente chegam até os alunos e com empresas por trás que ajudam com investimentos e produtos como a Mag Estética”, disse a especialista, que aproveitou para adquirir mais uma novidade da Mag Estética, o novo dermógrafo DermoMag Touch, estilizado especialmente com seu logo no aparelho.

Confira a entrevista completa no vídeo acima

Sobre as diferenças e semelhanças dos clientes em cada continente, a especialista acredita que as técnicas podem variar, mas a exigência está cada vez mais em qualquer país. “Na Europa o Fio a Fio é o mais pedido, pela cultura das europeias em buscar trabalhos mais naturais, mais sutis. Já as mulheres brasileiras se cuidam mais, gostam de trabalhos mais sofisticados, com detalhes. Os países Asiáticos e os Árabes gostam dos esfumados e compactados. Mas todas, ao final, são rigorosas e exigentes cada dia mais. Por isso, tenho que estudar previamente um pouco o estilo do local para oferecer o que é necessário de forma ampla”, completa.

Falando em clientes, Miriam diz que a inspiração para se aperfeiçoar cada vez mais é ver a satisfação em cada cliente ou estudante. “Quando vejo o contentamento ao final de um curso ou de um trabalho, isso que me motiva cada cada dia a seguir em frente. Algumas vezes eu penso que é muita responsabilidade, porém imediatamente vejo que é algo pontual, pois a cara de felicidade de quem nós atendemos não tem preço, isso é amor”.

A profissional mantém um laço muito próximo com suas clientes e não abre mão de continuar micropigmentando e também estudar novas técnicas, mesmo com a agenda cheia de aulas e palestras pelo mundo. “O que me motiva também é ser aluna, continuar aprendendo, investigando, desenvolvendo novos cursos e materiais para poder estar sempre melhor”, ressalta. Ela ainda relembra o começo da carreira e que as dificuldades devem servir como desafio para seguir em frente. “Quando iniciei, era tanta responsabilidade que quando uma cliente me agradecia por fazer suas sobrancelhas eu é que ficava honrada por ela confiar o seu rosto a mim. No início, o micropigmentador sempre vai ter uma falha, uma dúvida. Os alunos se queixam e eu falo que também já vivi essas dificuldades, mas a persistência leva à perfeição”, colocou.

Sobre sua parceria com a Mag Estética, ao ser indagada se estava feliz com a novidade, Miriam Alcántara se diz realizada. “Eu acredito que da palavra feliz ficaria pequena, porque toda experiência que encontrei na Mag Estética é tudo que estava buscando. É muito difícil uma  empresa oferecer tantas opções para suas necessidades. Foi um presente encontrar um grupo que se dedica aos alunos e aos trabalhos com qualidades. A Mag reúne todas as condições que eu buscava em uma parceria”.

Para as pessoas que estão começando, Miriam termina dando uma dica essencial: tenha constância. “Manter-se sempre trabalhando na micro é vital. As vezes temos algumas barreiras, porém a constância para realizar seus trabalhos com amor, carinho e nunca deixar de aprender fazem a diferença. É a profissão que escolhemos, então temos que estar estudando e buscando novidades a todo momento, sem parar”, finalizou.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *