Biossegurança na Micropigmentação

biosseguranca_01

 

Para realizar um procedimento de micropigmentação não basta ao profissional somentebons conhecimentosde medidas, desenho ou colorimetria,é de extrema importânciaque ele tenha ciência das medidas de biossegurança para garantir a tranquilidade salvaguarda da saúde de seu cliente.

Atente-se aos seguintes itens:

► Limpeza: remoção física das sujidades (água; sabão ou detergente)

► Desinfecção: destruição total dos micro-organismos em sua forma vegetativa (quartenário de amônia, cloro ativo, álcool)

► Estetrilização: destruição de todas as formas de vida microbiana (agentes físicos e químicos)

Para o procedimento de Micropigmentação o método mais eficaz é o físico: calor úmido – autoclave ou calor seco (estufa)

Além da higienização do profissional e da cliente, deve-se higienizar a sala, bancada, dermógrafo, paquímetro. Suportes de ponteira, pinças e tesouras deverão seguir para  aesterilização.

Já as agulhas deverão ser descartada sem caixa de lixo rígido que, quando cheia, deverá ser enviada para a coleta de resíduos hospitalares.

É primordial que o profissional utilize os Epi’s necessários: lençol, touca, máscara,babador e luvas de látex, que serão posteriormente descartados,a cada atendimento, no lixo de resíduos hospitalares.

Outro item importante é a ficha de anamnese,que deverá ser preenchida pela cliente com caneta azul ou preta, datada e assinada, na qual especifica-se o período de descamação pós-pigmentação, clareamento e ocasionais falhas na pigmentação, bem como o período de duração.

Os cuidados com o pós-procedimento estão diretamente relacionados como sucesso do trabalho, por isso é importante recomendar a utilização de um cosmético de ação cicatrizante.

 

Seguindo todos esses passos, juntamente com seus conhecimentos na arte de micropigmentar, seus resultados serão sempre positivos.

A Mag Estética é Pioneira em Micropigmentação, fique por dentro dos Cursos & Produtos que oferecemos !

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *