Biossegurança: sem ela a micropigmentação vira risco

biosseguranca

 

Que um micropigmentador tem de estudar fisiologia da pele, composição de cores e design todos sabem. O que poucos têm ciência é de que uma boa formação precisa incluir também conhecimentos sólidos de biossegurança, que não apenas garantem o bem-estar do cliente, mas também a integridade do profissional.

A biossegurança é um conjunto procedimentos importantes nos serviços de dermopigmentação da pele. Eles visam não apenas evitar possíveis contaminações, mas também a preservação ambiental graças à correta manipulação e descarte de resíduos tóxicos e potencialmente infectantes, como as agulhas utilizadas no procedimento.

Estas devem ser descartadas em caixas de lixo rígidas, que quando cheias são enviadas para a coleta de resíduos hospitalares. Suportes de ponteira, pinças e tesouras, por sua vez, devem estar sempre devidamente esterilizados. Fundamental também é o profissional usar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários, como touca, máscara e luvas de látex.

Confira abaixo o passo a passo dos procedimentos de biossegurança na micropigmentação:

– Realizar a higienização e antissepsia das mãos.

– Higienizar a sala, bancada, dermógrafo e paquímetro.

– Utilizar luvas de uso único que devem ser descartadas após cada uso, não dispensando a lavagem de mãos.

– Realizar a higienização e antissepsia da pele/mucosa do cliente antes de iniciar o procedimento.

– Proteger com PVC os utensílios que estão dispostos sobre a bancada, como os borrifadores, dermógrafo, fonte de energia e embalagens das tintas.

– Empregar somente tintas atóxicas, fabricadas especificamente para tal finalidade e de procedência conhecida.

– Durante o procedimento evitar manusear objetos que não estejam protegidos pelo plástico PVC e sempre trocar as luvas ao retornar ao procedimento.

– Acondicionar os artigos estéreis e descartáveis destinados à execução do trabalho em armário fechado exclusivo, limpo e livre de umidade.

 

Os cursos de formação de micropigmentadores da Mag Estética preparam os futuros profissionais a seguir todos as normas de biossegurança exigidos pelo Ministério da Saúde. Para matrículas e informações acesse a Mag Loja ou entre em contato com a nossa central de atendimento pelos telefones: (11) 2065-7799 / (11) 2533-9745

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *