Colorimetria no procedimento de Micropigmentação

andrea_coluna

Para que a técnica de micropigmentação seja bem aplicada é de extrema importância o conhecimento da cor e sua utilização a cada tipo de pele. Você acompanhará a seguir um estudo detalhado sobre a teoria das cores e a forma adequada de aplicação para cada tom de pele.

A cor é um dos elementos mais importantes da imagem. Na micropigmentação trabalhamos principalmente com a imagem facial, portanto é essencial saber como a cor funciona e como usá-la para conseguir seus diversos efeitos. É preciso lembrar que a pele já é pigmentada pela melanina, então é necessário saber como as cores do pigmento reagem com a cor da pele, e como isto será transmitido.

Os humanos distinguem-se por serem claros e/ou escuros, o que se dá pela presença do pigmento natural, a melanina, que dependendo do seu tamanho, localização, forma e tamanho de seus grânulos origina a cor de pele, olhos e cabelos de cada indivíduo, conforme imagem abaixo que ilustra os diferentes padrões cromáticos humanos.

foto1

 

Há dois tipos de melanina que dividem as pessoas em quentes ou frias que são, respectivamente, feumelanina e a eumelanina. A eumelanina predomina nas pessoas de pele fria e a feumelanina em pessoas de pele quente, os padrões cromáticos são determinados pela composição destes dois tipos de melanina.

foto2

 

[columns_row width=”half”]
[column]

Cores primárias

As cores primárias também são chamadas de cores puras, por não serem formadas pela mistura de outras cores, mas é a partir delas que todas as cores são formadas. São elas: Vermelho, Azul e o Amarelo.

[/column]
[column]

foto3

[/column]
[/columns_row]

[columns_row width=”half”]
[column]

Cores secundárias

As cores secundárias são obtidas pela combinação das cores primárias, duas a duas, em proporções iguais obtendo assim o Verde, Vermelho e o Azul.

[/column]
[column]

foto4

[/column]
[/columns_row]

Cores terciárias

Podemos dizer que as cores terciárias são todas as outras cores que não se enquadram como primária ou secundária.
Obtemos uma cor terciária quando misturamos duas primárias em proporções diferentes, isto é, uma em maior quantidade que a outra; ou quando misturamos as três cores primárias, sejam em proporções iguais ou não.

 

Contrastes de temperatura

As cores nos passam sensações de frio e quente, por isso a classificamos assim:

Cores quentes: tendem para o amarelo, e suas matizes com os alaranjados e avermelhados.

Cores frias: tendem para o azul, e as matizes entre o verde, azul e violeta.

 

 

Cores pardas ou neutras

As cores pardas são o negro, o café e o cinza. Destas três cores, unicamente o café pode ser classificado como “quente ou frio”. As cores pardas formam-se pela união das três cores primárias.

– Negro: é a união de partes iguais de amarelo, vermelho e azul.

– Cinza: é a união de partes iguais de amarelo, vermelho e azul e branco.

– Café neutro: é a união de três partes de amarelo, 2 partes de vermelho e 1 parte de azul

Concluímos que uma imagem será quente ou fria de acordo com a cor primária ou secundária predominante.

 

Cor complementar

Na cor o todo é compreendido pelas cores primárias. O complemento é aquele que falta para completar o todo. Como duas cores primárias formam uma secundária, então a cor complemento é a cor primária ausente na mistura.

Screen Shot 2015-05-14 at 1.29.51 PM

Screen Shot 2015-05-14 at 1.29.59 PM

Screen Shot 2015-05-14 at 1.30.07 PM

 

O conhecimento das relações complementares pode ajudar a escolher o pigmento adequado para seu processo de micropigmentação ou a cor que necessita para corrigir as mudanças de pigmento que permanecem muito tempo.

Marrons

Para a micropigmentação as marrons são as mais utilizadas, uma vez que todo tom de pele é marrom. Há uma variedade de marrons que vai dos tons quentes ou frios e claros e escuros.

O bege é uma variação de marrom que é obtido pela mistura de amarelo, roxo e branco, considerado um pigmento frio.

Screen Shot 2015-05-14 at 1.30.43 PM

 

Tipos cromáticos

Para a micropigmentação a temperatura das cores é fundamental, pois o tom de pele também é classificado de acordo com a temperatura das cores de sua tez, dos cabelos e dos olhos.

A pele tem uma tonalidade de base, que é azulada (fria) ou dourada (quente), e uma intensidade que vai do claro ao escuro.

As cores frias são azuladas que harmonizam com o vermelho e as cores quentes são douradas que harmonizam com o laranja. Convém lembrar que para o Brasil, estas classificações podem sofrer variações, devido a mistura racial existente no país.

Para se descobrir o tom de pele, além da prática de trabalho de aplicação de pigmentos, uma regra nos auxilia:

Peles frias combinam com o branco, enquanto peles quentes combinam com o bege.

Todos os pigmentos que se adquirem para o delineado permanente são feitos com a combinação das três cores primárias, seja de partes iguais ou desproporcionais. Cabe mencionar que a cor azul, representada pelo óxido de ferro preto, é a mais saturada das cores primárias e, molecularmente, duas vezes maior que a cor amarela, representada pelo óxido de ferro amarelo, que não possui saturação, mas sim intensidade. Pela diferença de tamanho molecular e a falta de saturação, o amarelo tende a absorver-se ou desaparecer mais rápido que o vermelho e o azul.

 

Screen Shot 2015-05-14 at 1.30.56 PM(1)

 

Tenha-se em conta que quanto mais escuro for um pigmento, mais concentração da cor azul terá; se o pigmento for claro, terá mais amarelo e se acobreado mais vermelho. Se não observar a cor primária predominante na base do pigmento a ser utilizado, obterá uma cor diferente da esperada. O ideal é que os pigmentos sejam puros, sem mistura, mesmo que sejam entre eles. Limitar as misturas apenas com as bases de suas cores para clareá-los ou escurecê-los.

Antigamente, ensinava-se que as pessoas quentes deveriam ser pigmentadas com cores frias e vice-versa. Ainda que este conceito tenha dado resultado para muitas pessoas, não chegou a convencer de todo, pois chegou-se a conclusão de que se não usasse o pigmento com a base exata do complementar oposto, não se conseguiria o efeito desejado, lembrando ainda da dificuldade em estabelecer o tipo cromático, num país de tantas misturas étnicas.

foto6

Para isso, classificamos a utilização de pigmentos em sobrancelhas e seus contrastes segundo o fototipo da pele. E lembre-se que, de acordo com a técnica aplicada, a saturação da cor será maior ou menor e, para isso fica a dica: para as técnicas de maior saturação, como a compactada, opte pelos pigmentos mais claros.

Fototipo I

Screen Shot 2015-05-14 at 1.31.03 PM

Fototipo II

Screen Shot 2015-05-14 at 1.31.08 PM

Fototipo III

Screen Shot 2015-05-14 at 1.31.12 PM

Fototipo IV

Screen Shot 2015-05-14 at 1.31.16 PM

Fototipo V

Screen Shot 2015-05-14 at 1.31.20 PM

Fototipo VI

Screen Shot 2015-05-14 at 1.31.29 PM

CORREÇÃO DE CORES EM SOBRANCELHAS E LÁBIOS.

Os complementos opostos são as cores indicadas na posição oposta uma a outra na estrela cromática. Ao serem mescladas, estas cores neutralizam-se entre si.

Há algumas maneiras de corrigir uma micropigmentação assimétrica; neutralizar, simetralizar e ou camuflar são algumas destas soluções. Se desejar eliminar uma cor muito escura ou mudar a existente, pode-se neutralizar, usando uma cor complementar, conforme indicação abaixo:

 

  • Sobrancelhas azuladas – acinzentadas claras neutralizar com mostarda (fundamento amarelo alaranjado;
  • Sobrancelhas azuladas-acinzentadas escuras neutralizar com avelã (fundamento laranja);
  • Sobrancelhas azuladas saturadas – neutralizar com aréola (fundamento vermelho + branco).

foto7

 

 

  • Sobrancelhas avermelhadas sem saturação: neutralizar castanho ultra claro (fundamento verde amarelado);
  • Sobrancelhas rosadas sem saturação neutralizar com castanho médio ou escuro + ocre (fundamento verde);
  • Sobrancelhas avermelhadas ou rosadas com saturação: neutralizar e cobrir com bege (fundamento verde + branco);
  • Sobrancelhas esverdeadas – neutralizar com marrom (fundamento vermelho);

foto8

  • Sobrancelhas arroxeadas sem saturação: neutralizar com ocre (fundamento amarelo);
  • Sobrancelhas arroxeadas com saturação: neutralizar e cobrir com palha (fundamento amarelo + branco);

foto9

 

CORREÇÃO EM LÁBIOS

Os lábios têm característica arroxeada natural, para atenuar esta coloração e auxiliar na fixação de pigmentos, utilizamos pigmentos fixadores compostos por dióxido de titânio, que garantem a fixação e a neutralização (complemento) da cor. Para obtenção de cor e fixação utilizamos o pêssego e o rosa, compostos aos pigmentos selecionados a cada cor de lábio, e os pigmentos palha e aréola para correção. Sendo o palha para neutralizar cores arroxeadas e o aréola para neutralizar cores escuras.

 

foto10

 

ATENÇÃO: SE A PIGMENTAÇÃO ESTIVER CARACTERIZADA COMO TATUAGEM OU ASSIMÉTRICA, COM PRESENÇA DE IMPREGNAÇÃO DE PIGMENTO E CICATRIZES, A NEUTRALIZAÇÃO TERÁ DE SER PRECEDIDA DE UMA DESPIGMENTAÇÃO COM ÁCIDO COSMÉTICO OU LASER PARA REMOVER A SATURAÇÃO DA COR PREDOMINANTE.

Share

Comments

  1. estou tendo muita dificuldade de preparação de cores de pele morena, pele clara ,escura e loiras como devo fazer? Tenho que fazer as misturas preto com marrom , marrom com ocre ou castanho claro???preciso da sua ajuda o que devo fazer?

  2. Vocês têm que gravar um vídeo explicando bem direitinho qual tipo de pele pode ser colocado a cor certa e com neutra liza logo cada procedimento.

  3. gostaria de saber se é possível fazer mistura com as cores de pigmento?

  4. excelente explicacao, obrigada

  5. gostaria de saber se vcs fazer a micropigmentacao na pele para cobrir vitiligo .

  6. OLA,TERIA COMO ME ENVIAR POR EMAIL,ESSAS IMAGENS DOS FOTOTIPOS E CORES A USAR QUE ESTA NESSE TIPOCO?

  7. Olá
    Eu faço a correção em uma sessão e após um mês faço uma nova micro? Ou faço uma “varredura” com o pigmento de correção e depois de um mês faço a micro?

    • Olá Thabata, se você trabalhar com a despigmentação, irá depender de quanto vai clarear, as vezes é necessário varias sessões de despigmentação para depois fazer uma nova micropigmentação. Já com a neutralização, você poderá pigmentar com a cor escolhida logo em seguida.
      Obrigada pelo comentário!!!

  8. oi eu tenho essa estrela que vcs puseram com as cores primarias e secundarias mais nao to conseguindo entender a origen dos marrons e castanhos claro medio escuro nao quero errar na pigmentaçao

  9. Carles leite milanesi: maio 18, 2016 at 11:26 pm

    Por favor fiz um sobrancelhas, em uma pele clara,usei cinco gotas de castanho claro e uma do castanho escuro,puxou para o vermelho,minha cliente quer acizentado,o que faço , quais os tons que uso.

    • Olá Carles, tudo bem?!
      Basta utilizar o castanho médio com duas gotas de ocre. Se estiver muito vermelha, pode passar o ocre puro primeiro e em seguida
      aplique o castanho médio para realçar a cor. Os pigmentos já são prontos, basta apenas neutralizar, o ideal é não misturar entre as cores principalmente
      com castanho escuro, nunca ficará homogêneo para uma micropigmentação satisfatória.
      Caso tenha interesse em realizar um curso de especialização em colorimetria, entre em contato com nossa escola pelo (11)2065-7799!
      Obrigada!

  10. Oi, gostaria de saber qual pigmento uso em ruivas, e qual seria a mistura certa?

  11. Bom dia!qual a melhor cor ou mistura de cor para sobrancelha de uma pessoa de pele branca e cabelo castanho claro? Obrigada e Parabéns pelo site!muito informativo!

    • Olá, Eliza, obrigada !!!! Quanto a cor a escolher você deverá levar em conta a cor da pele, a cor do pelo e quantidade de pelo. Neste caso que você apresenta o ideal será utilizar o castanho médio associado a uma técnica suave como por exemplo a esfumada, ou a fio a fio, que também fica delicado. O pigmento castanho claro deverá ser utilizado somente quando a cliente tiver pele muito clara, pelos amarelos, (loira natural).
      Espero que tenha ajudado! Abraços

  12. Oi ! Excelente matéria ! Qual pigmento vocês usam ? Obrigado

  13. Exelente matéria! Parabéns! Amei!

  14. Larissa Pires: junho 29, 2016 at 4:38 pm

    Olá.. fiz o curso com vocês.. e atendi minha primeira cliente.
    Negra, fototipo 6. Usei uma mistura de pigmentos castanho escuro com médio, afim de não deixar “azulada” . Fiz com agulha 2 pois ela não tinha pêlos.
    já se passaram 20 dias do procedimento e o começo das sobrancelhas dela estão esbranquiçadas por ter sido onde pressionei mais o dermógrafo.. e o restante de uma cor legal.. como posso corrigir isso? se passar mais de leve no retoque o pigmento vai pegar nessa area esbranquiçada? preciso usar algum neutralizante.. gostaria muito que entrassem em contato comigo. moro em salvador. mandei o email, obrigada

    • Olá Larissa, o ideal para pele negra é utilizar o Castanho escuro intenso junto a tres gotas de castanho avermelhado. A agulha está correta, e o esbranquiçado só aconteceu devido a falta do pigmento cast. avermelhado. Faça o retoque desta forma e acentue mais o inicio das sobrancelhas.

  15. Olá! Obrigada pela vossa ajuda! Eu estou a pensar fazer micropigmentacão no meu cabeleireiro, tenho muitas clientes que me pedem, eu tenho um certo receio, mas quero comprar pigmentos de boa qualidade, será que me informem quais os melhores pigmentos e também a máquina mais adequada para este trabalho? Fico a aguardar a vossa informação. Obrigada

  16. Maria da penha: julho 5, 2016 at 5:50 pm

    Olá sou designe de sobrancelha e tenho muita vontade de fazer o curso micro .mas fico insegura quando penso na parte de colorimetria..

    • Olá Maria,
      entendemos seu receio, por esse motivo oferecemos diversos cursos e oficinas sobre o tema.
      Quando se torna uma micropigmentadora, sua dedicação à área deverá ser constante e intensa, para realizar bons trabalhos.
      Além dos cursos, a Mag estética oferece total suporte aos ex alunos, podendo entrar em contato sempre que tiverem dúvidas.
      Caso tenha interesse em fazer o curso básico, ligue para nossa central (11)2065-7799.
      obrigada!

  17. Olá! Como vcs dão excelentes dicas, tem uma micropigmentadora que já à vi em vários programas de TV, e ela sempre usa 3 cores de pigmentos e ela diz que cada pele vai reagir de acordo com o fundo de melanina e dar a cor certa pro seu tom de pele, e realmente as sobrancelhas dela fica num tom perfeito, Ela é a Fabiane Pinheiro. Por acaso vcs sabem quais são esses tons? E mto obrigado os posts de vcs são muitíssimo esclarecedores e tem me ajudado mto

    • Olá Cassia, infelizmente não podemos ajudá-la com essa informação, pois a seleção de pigmentos é algo particular de cada profissional e é preciso seguir as regras de colorimentria.Seria interessante entrar em contato com a assessoria da Fabiane Pinheiro para obter uma resposta.
      obrigada por seguir nossas postagens. Abraços

  18. Caroline Tays: julho 15, 2016 at 2:25 am

    Olá, usei castanho avermelhado em uma cliente loira natural. Com fios loiros. Qual o resulque terei e como posso neutralizar no retoque?

  19. Caroline Tays: julho 15, 2016 at 2:26 am

    Olá, usei castanho avermelhado em uma cliente loira natural. Com fios loiros. Qual o resulque terei e como posso neutralizar no retoque? O procedimento foi com Tebori.

  20. Amanda Jessica: julho 15, 2016 at 3:45 pm

    Olá sou iniciante gostaria de saber estou confusa coloquei castanho escuro numa pele escura sendo ela melanina fria pois ela queria ela escura, sei q não esta certo.mais não deu 30 dias ainda tem uns 15 dias disse ela ta cinza posso corrigir no retoque com uma gota de taupe no castanho escuro ou (mandarine) qual usa e se usa puro ou junto? Parabéns pelo site muito bom

  21. Ola!Adorei às explicações!Parabéns!fiz uma sobrancelha fio a fio em uma ruiva.na calda da sobracelha não tinha pelos.Usei pigmentos na cor martin e castanho claro e algumas gotas de verde.faz uma semana a sobrancelha está escura é normal?oq.posso fazer p q os fios feitos,pricipalmente na calda da sobrancelha fiquem na cor natural? Ob

  22. Oi, eu gostaria de saber qual e o preto mais forte que existe. Ja fiz com “always black” e depois “pure black” mas apos perder a percentagem normal da cor, esse preto nao fica realmente preto. O que posso fazer?
    Obrigada desde ja,
    Jane

  23. Adalgiza Martins da silva: julho 24, 2016 at 11:45 am

    Bom dia. Tenho uma cliente que já tem micro, está avermelhada. Ela é branca e loira. Qual o pigmento posso usar para acabar com esse vermelho e deixar a sombrancelha em um cinza sem ficar muito escura ? Obrigada pela atenção de vcs.

  24. Alice rodrigues: julho 25, 2016 at 1:34 pm

    Boa tarde. Sou iniciante quais as cores dos principais pigmento eu devo ter?

    • Olá Alice, existe uma gama de cores muito ampla mas, para iniciar segue sugestão: preto, (para os olhos) castanho claro, castanho médio, castanho escuro,
      (para sobrancelhas )ocre, mostarda, (para neutralização) e ceramica e bordo (para labios).

  25. Ola !tudo bem !sobrancelhas azuladas meio acizentadas devo neutralizar c o laranja.E q cor fica de emediato,após e o tempo de cicatrização?

    • Olá Sandra, para sobrancelhas azuladas (claras) ou acinzentadas, em pele clara, podemos sim neutralizar com um pigmento de fundamento laranja, que é o avelã. De imediato essa sobrancelha ficará com o tom de castanho e você conseguirá resultado satisfatório após duas ou três sessões.

  26. Oi boa tarde,fiz o curso de micropigmentacao quero comprar as tintas mas to meia com medo vc poderia me ajudar a escolher as cores certo para morenas claro,morenas escura,negras e brancas me ajude.os pigmentos deve ser misturado ou não?

  27. Socorrinha Vitoriano: agosto 3, 2016 at 7:43 pm

    Olá,o pigmento Ocre é referente a que cor? Ja que o avelã é referente ao Laranja?Obrigada.

  28. Olá. bom dia! Após a correção de uma sobrancelha cinza, eu posso pigmentar com o marrom?
    ela tem olhos castanhos claros, pele branca e labios rosados, seus pelos são castanhos.

    • Olá Andrea, tudo bem?
      neste caso sugerimos que neutralize dentro do desenho com o avelã utilizando agulha de três pontas, aguarde a cicatrização e, se necessário, faça uma nova pigmentação com o castanho adequado.
      Obrigada!

  29. Olá, estou começando agora e tenho medo de errar na cor, já comprei o castanho claro, médio e escuro da magcollor e gostaria de saber quais principais cores preciso ter de inicio e preciso fazer combinação de cores.
    Grata!

  30. Luciana Vasconselos: setembro 4, 2016 at 7:18 pm

    Sou morena e tenho lábios arroxeados. Gostaria de fazer micropigmentação, mas tenho receio do profissional errar na cor. Como fazer a melhor escolha?

    • Olá Luciana,
      peça indicações para escolher um profissional de confiança. Um bom micropigmentdor tem conhecimentos de colorimetria e irá te passar as informações que te deixarão segura para realizar o procedimento.
      Nós realizamos atendimento em nossa Clínica. Para mais informações ligue em nossa central (11)2065-7799. Obrigada

  31. danielle teles: setembro 7, 2016 at 2:03 pm

    Olá, fiz uma micro com Tebori a 24 dias e alguns fios ficaram na cor desejada e outros com um tom azulado. O que devo fazer agora? Neutralizar com o pigmento laranja só os fios azulados? Porque aconteceu isso? Nas duas sobrancelhas os inícios ficaram castanhos e as pontas azuladas.
    Ela e branca de olhos castanhos e cabelos entre médio e escuro. eu usei o pigmento castanho medio

  32. Boa tarde,eu comprei o dermografo Mag JR, nunca utilizei quero um mais delicado,qual dermografo da Mag vcs indicam?
    Eu comprei uns pigmentos de outra marca mas me arrependi e vou trocar pela Mag pq ainda está no prazo de 7 duas minha duvida:
    Eu comprando o preto para olho,tenho de colocar uma gota de vermelho por exemplo para não puxar para azul?
    Os pigmentos Mag são estabilizados?

    • Olá Jessica, tudo bem?

      Temos disponível o dermógrafo Dermomag Pen Plus, que possui sistema Easy Click (onde agulha e ponteira são acoplados em um único dispositivo) que proporciona maior estabilidade.
      Nossos pigmentos são estabilizados. No caso do pigmento preto, você pode utiliza-lo puro. Já nos pigmentos de cor castanha, é preciso esfriar ou aquecer.
      Para mais informações por gentileza ligue em nossa central (11)2065-7799
      Obrigada!

  33. oi boa tarde ,eu comprei os pigmentos da magcollor castanho medio,claro e escuro,fiz a micro com a tecnica tebori em pele clara na primeira semana ficou legal depois nao aparecia mais pelos o que faço para os fios fixarem?

  34. Olá, tenho uma cliente que fez fio a fio e puxou para cinza sendo ela loira clara olhos castanho claro. O procedimento foi feito por outra profissional, sendo assim ela me perguntou se teria como clarear, qual tipo de pigmento posso usar? Uso Iron Work

  35. Olá boa noite eu fiz o curso e estou meio perdida! Fiz de uma cliente a dela já tinha uma esfumada e fica no tom azul e meio acinzentado usei 5 gotas de marrom café 3 de blondie e 2 do laranja já fiz o procedimento 2 vezes e continua do mesmo jeito o que posso fazer?

  36. Olá meus lábios está com duas cores (sou negra) ele está marrom e avermelhado ,queria tá fazendo pigmentação pra ficar na cor normal dele oq vc me aconselha ? Isso me deixa cm a auto estima lá embaixo !!

  37. vanessa tome alves barbosa: novembro 29, 2017 at 1:39 pm

    OLÁ BOA TARDE..SOU MICROPIGMNTADORA A 01 ANO, ESTOU COM UMA CLIENTE QUE FEZ UM FIO A FIO A 02 ANOS ATRAS E UM RETOQUE A 01 ANO OS FIOS DO COMECINHO ESTAO ACINZENTADOS E O RESTANTE ESFUMARAM ESTAO MARRONS..POSSO NEUTRALIZAR ESSA SOBRANCELHA COM O AVELÃ, ELA DISSE QUE QUER FAZER FIO A FIO MAS QUERIA O FUNDO DA SOBRANCELHA MAIS CLARO O QUE DEVO FAZER…USO TEBORI A A LINHA DE PIGMENTOS mAG gOLD SAO PERFEITOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *