Fundamentos da Colorimetria

Fundamentos da Colorimetria

andrea_coluna

 

Olá micropigmentadores!

No post de hoje farei uma introdução a Colorimetria, para apresentar a vocês a ideia principal sobre esse assunto tão importante.

Colorimetria é um tema que deve ser dominado pelo profissional de micropigmentação, porque influencia diretamente no êxito do procedimento. Por esse motivo, elaboramos e ministramos palestras em diversos eventos, cursos e especializações para sanar possíveis dúvidas que surgem para, desta forma, evitar que trabalhos não sejam feitos da forma apropriada.

Vamos começar pelo básico:

O que é cor?

Cor é o resultado da modificação física da luz feita pelos pigmentos observada pelo olho humano e interpretada no cérebro.qwe

Sob o ponto de vista puramente físico, a produção de cor requer três fatores: a fonte de luz, um objeto iluminado, e olho e cérebro para perceber a cor. Alternativamente, o olho pode ser substituído por um detector fotossensível e equipamento auxiliar.

Na micropigmentação, com o auxilio de um dermógrafo, pigmentos são implantados na pele, a qual tem um tipo de pigmentação predominante, ocasionando a soma das cores do pigmento artificial com o da pele. Por este motivo é essencial conhecermos a formação das cores, para evitarmos predominância ou ausência de alguma cor no resultado final.

 

A importância da Colorimetria

Colorful ink in water abstract

Colorimetria é a ciência que estuda a medida das cores e que desenvolve métodos para a quantificação da cor, ou seja, para o desenvolvimento de valores numéricos da cor.

As cores possuem três características definidas: o tom, a saturação e a intensidade.

O tom é fisicamente o intervalo de longitude de onda com o qual se pode escrever uma determinada cor. Na prática,circulo-cromatico-340x297 é a característica que faz com que possa se reconhecer uma cor como sendo vermelha, uma outra como sendo azul, e assim por diante.

A saturação de uma cor é o seu grau de pureza. Quanto menor for o conteúdo de branco ou cinza, mais saturada será a cor.

As cores mais saturadas são aquelas que não são originárias de pigmentos, mas sim de fenômenos interferenciais. No procedimento fotográfico, especialmente no indireto (negativo–positivo ou positivo–positivo), a saturação do corante tem uma função determinante na qualidade do resultado final.

A intensidade ou luminosidade de uma cor é a característica que faz com que ela apareça mais clara do que uma outra, independentemente da sua saturação.

*Outra aplicação importante da colorimetria é na correção de cor (neutralização), muitas vezes necessária pela aplicação incorreta da cor inicial.

Esse é um tema muito complexo que exige muito estudo. Acompanhe as outras matérias que já foram postadas aqui no MagBlog, entre em contato com nossa escola para realizar nosso curso e esteja preparada para fazer os melhores trabalhos de sua carreira!

para mais informações acesse MagLoja ou ligue para (11)2065-7799

 

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *