Qual a forma correta de se micropigmentar lábios?

Qual a forma correta de se micropigmentar lábios?

marcia_2015

 

Independente da tendência e moda das cores, o batom será sempre um grande aliado das mulheres. Se uma mulher encontrar-se em uma situação em que deverá escolher apenas um item de seu estojo de maquiagem para levar consigo, provavelmente ele será o eleito! O batom é usado em maquiagens glamorosas para frequentar eventos luxuosos e também para uma repentina visita ao mercado em um dia comum.

Por uma questão de vaidade ou para correção de imperfeições causadas pelo envelhecimento cutâneo, ou acidentes que afetaram a região facial, ou ainda por alterações genéticas como as fissuras labiopalatais (lábio leporino), a técnica de micropigmentação é a solução para quem procura um resultado durável, diminuindo a necessidade do uso diário do batom.

Para entender aspectos importantes, como fixação e permanência do pigmento na realização da técnica de micropigmentação, é imprescindível o estudo da anatomia e fisiologia da pele.

Os lábios são estruturas móveis que promovem a abertura da boca para a obtenção de alimentos, onde começa a digestão, e também tem a função de proteger contra qualquer corpo estranho ou injúria que possa lhe afetar. Esses fatos justificam o porque de todo pigmento depositado em sua semimucosa ter sua fixação comprometida. Por esse motivo o procedimento de micropigmentação labial é mais delicado e exige cautela em sua aplicação.

Existem técnicas específicas que podem ser aplicadas para realizar a micropigmentação, cada qual indicada para a obtenção do resultado que deseja. Nas linhas seguintes, vamos explanar sobre cada uma delas:

  • Preenchimento labial: indicado para realçar o lábio natural com cor clara, com sulcos e flácidos (envelhecidos), e para reconstrução de má formação (lábio leporino) ou com cicatrizes.

Neste caso pigmentamos a semimucosa, onde a fixação de pigmento fica comprometida pela anatomia labial.

Podemos utilizar duas técnicas de preenchimento:

  1.  Lábios hipocrômicos e acrômicos sem sulcos ou flacidez: para o contorno utilizar agulhas circulares de 1, 2 ou 3 pontas posicionados a 60º e 90º, dependendo da espessura desejada, e para o preenchimento utilizamos a agulha do tipo pincel, em movimentos de pintura. Este tipo de agulha promove uma uniformidade no resultado da pigmentação. (foto 1)
    labios

    foto 1

  2. Lábios envelhecidos ou com cicatrizes: utilizamos agulhas pincel de 5 pontas por todo o contorno e pelo preenchimento e aparelho posicionado a 60º e 45º, dependendo da anatomia do lábio. Esta técnica proporciona uma pigmentação natural e opaca, não marcando as fissuras;
  • Reconstrução labial pós-cirúrgica: Em casos de perda tecidual, normalmente causada por acidentes automobilísticos e queimaduras, que ocasionam a deformação dos lábios. Assim como em indivíduos que nasceram com fissura labiopalatal que, ao chegar a fase adulta, tem como resultado uma cicatriz na região do arco do cupido. Nestes casos o tecido a ser pigmentado é mais espesso, resultado de uma fibrose, onde o pigmento deve ser depositado com técnica adequada de introdução do produto.

A máquina deve estar posicionada a 90º para garantir maior profundidade de aplicação, ultrapassando a camada cicatricial. O tom de pigmento deve ser o mais próximo possível do tom natural dos lábios, proporcionando naturalidade para o tecido perdido. Utilizar as agulhas sempre circulares de 1, 2 ou 3 pontas para o contorno e o aparelho em velocidade mais alta do que o usual.

Iluminador: utilizado para proporcionar um efeito “lifting” em lábios pequenos, finos e envelhecidos. Para a técnica é necessário o pigmento branco, agulhas de 3 pontas circulares, realizando movimentos de sobreposição. Aplicar somente na região do arco do cupido e nas laterais da porção inferior, sobre o traçado previamente realizado. (foto 2)

labioilumina

foto 2 / Não aplicar sobre todo o contorno!

 

Medidas e posicionamento de Lábios:

labiomedida

foto 3

 

Proporção entre os lábios superior e inferior: divide-se o lábio em cinco partes iguais, partindo de três linhas: uma superior, uma mediana e uma inferior. (foto 3)

 

labiomedida1

foto 4

 

 

 

Simetria: os pontos verdes superiores devem estar paralelos aos pontos verdes inferiores. O ponto verde central assinala o exato centro dos lábios. (foto 4)

Medidas: Arco do cupido com seu centro indicado pela ponta do nariz. Ponto mais alto do arco indicado pelas narinas.

 

Contorno & Preenchimento de Lábios

labiocor

 

Materiais utilizados:

– Agulha de 3 pontas circular para o contorno e iluminador;

– Ponteira circular;

-Agulha de 5 pontas pincel para preenchimento;

– Ponteira linear;

labioagulha labiodermog

 

   A micropigmentação labial é um excelente método para realçar e reconstruir o contorno e/ou preenchimento labial, por um período prolongado e um resultado natural!

Share

Comments

  1. Joyce borges: abril 9, 2016 at 8:57 pm

    Vc tem curso online com certificado

  2. Flávia ventura: maio 12, 2016 at 10:57 pm

    Curso de despigmentacao

  3. saber se vcs fazem pigmentação em homens

  4. Ola, gostaria de saber os valores para pigmentação labial e quanto tempo dura ? Li em outro site que dura por um ano, é diferente do procedimento de tatuagem que dura para sempre ? Quais o endereço de atendimento ? Tem na zona norte ? Obrigado !

    • Olá Viviane, tudo bem?

      O procedimento de micropigmentação labial em nossa clínica está a partir de R$500,00. É preciso passar por uma avaliação de um de nossos profissionais. A duração média é de 1 ano.
      Estamos localizados na rua Tabajaras, 431, Móoca – São Paulo.
      Para mais informações, por favor ligue para (11)2065-7799.
      Obrigada!

  5. Edwaltriz Alves: junho 20, 2016 at 8:09 pm

    Gostaria de informações sob curso de micropigmentação labial, valor ? Tempo duração curso? Se somente um curso já consigo trabalhar?

    Obrigado,

    Edwaltriz Alves.

    • Olá Edwaltriz, tudo bem?

      Em nosso curso básico de micropigmentação você aprenderá a realizar a técnica em lábios, mas também oferecemos a especialização nesta área.
      O curso prepara o profissional de forma efetiva e a escola oferece suporte para os ex-alunos.
      Para mais informações, por gentileza, acesse nosso site ou ligue para (11)2065-7799.
      Obrigada
      http://www.magloja.com.br

  6. Bom dia. Gostara de saber quanto custa aproximadamente e quanto tempo dura.

  7. Boa tarde gostaria de receber a cartela d cores. Estou conhecendo sobre vcs hj em pesquisa sobre cursos de micropgmentacao, de início já gostei muito do trabalho de vcs. Gostaria de saber todas as informações sobre cursos q vcs oferecem, o meu alvo nesse momento é fazer o de microblanding é micropgmentacao mas tenho tantas dúvidas..por favor podem me auxiliar?? Fico no aguardo de uma resposta… obrigada!!!

  8. Ola, quais são as contraindicações para este procedimento?

  9. Graziele Viviam Nunes: outubro 4, 2017 at 12:06 am

    Olá ! Gostaria de informações sobre o curso de lábios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *